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O que é necessário para ser um franqueado?

Ter o capital para investimento não é o suficiente para carregar o nome de uma empresa

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Confira dicas do que é necessário para fazer parte de uma rede de franquias. 

Não basta ter capital para investimento para se tornar um franqueado. Mais do que ter como investir, o processo de escolha do franqueado está diretamente ligado ao perfil do investidor. Assim como inúmeras pessoas buscam uma marca forte e consolidada para que o negócio dê certo, as franqueadoras também procuram por empreendedores que estejam alinhadas com a imagem da empresa, consolidando, cada vez mais, a rede de franchising.

O diretor-executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, dá algumas dicas do que é avaliado em um franqueado e aponta a seriedade, o espírito de trabalho em equipe, disposição para cumprir normas e procedimentos e recursos financeiros para realizar os investimentos, como os diferenciais para o processo de seleção. Além disso, apreciar o setor em que irá atuar é essencial o sucesso da escolha. “No caso da Yes, por exemplo, gostar e estar n o ramo de automóveis faz com que a franquia tenha grandes chances de decolar, pela sinergia entre franqueadora, franqueado e o trabalho”, explica o diretor.

Empreendedorismo e responsabilidade também são pontos relevantes e eles podem ser percebidos através dos questionários e entrevistas realizadas durante o processo de seleção. As intenções, expectativas e a vontade de fazer parte do negócio são percebidas por pequenas ações e são muito bem avaliadas, afinal, um franqueado descompromissado pode manchar a reputação de todos os outros. Reputação esta que a franchising conquistou com o passar do tempo e por meio de muito trabalho.

Além disso, mesmo após firmar o contrato, certas atitudes podem fazer com que o franqueado seja desligado de uma rede. Conforme explica Teixeira, na Rede Yes, os franqueados que não respeitam os termos do contrato de franquia que é assinado por eles, como padronização das lojas, baixo faturamento sem estimativa de crescimento, o não aumento ou renovação da frota, falta de utilização do sistema de gerenciamento da franquia ou não cumprimento das normas de processo da franqueadora, tornam o franqueado um candidato a se desvincular da marca. “A falta de recursos financeiros para realizar os investimentos necessários à operação do negócio também é um fator que pesa na hora de decidir se o franqueado continuará ou não na Rede”, acrescenta Teixeira.

Acompanhar o negócio de perto é fundamental. As franquias têm particularidades. Cada rede busca por algo diferente e se mantém no mercado pelas suas escolhas e investimentos. Não é apenas a marca e o vasto conhecimento no setor que faz uma rede se firmar e ganhar a concorrência. A dedicação dos franqueados é importante para o sucesso, por isso, é comum a franchising exigir responsabilidade de gerenciamento para manter o negócio organizado e mais rentável, além de seguir as normas estipuladas.
 

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